terça-feira, 1 de outubro de 2013

PAPEL DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE INCLUSÃO

Segundo os estatutos da Associação Brasileira de Psicologia Escolar - ABRAPEE (1991), "entende por psicólogos escolares e educacionais aqueles profissionais, que devido a sua preparação universitária em Psicologia e experiências subsequentes nas áreas escolar e/ou educacional, trabalham para melhorar o processo ensino-aprendizagem no seu aspecto global (cognitivo, emocional, social e motor) através de serviços oferecidos a indivíduos, grupos, famílias e organizações" (p. 1).

            Cabe ao Psicólogo Escolar emitir laudos psicológicos, realizar diagnósticos, atender às crianças que de alguma forma apresentam algum tipo de deficiência ou dificuldades. No caso do Psicólogo voltado a inclusão ele ganha um papel ainda mais importante, o de mediar essa inclusão para que seja de forma “natural” para a própria criança, para a família e para a própria instituição de ensino.  
            O psicólogo pode propiciar subsídios teóricos e práticos e utilizar muitas vezes de técnicas psicológicas para ajudar a criança a sanar as suas dificuldades.

Skinner considera a Psicologia Educacional o estudo da personalidade e dos problemas de ajustamento da criança, do seu crescimento e desenvolvimento mental, das condições de desenvolvimento emocional e social; atitudes, valores e motivações; e, finalmente, os processos de educação formal, sua avaliação e medição, investigação das potencialidades da criança, inteligências, aptidões e aprendizagem. (CABRAL; NICK, 1979, p. 304).

Nenhum comentário:

Postar um comentário