Segundo os estatutos da
Associação Brasileira de Psicologia Escolar - ABRAPEE (1991), "entende por psicólogos escolares e
educacionais aqueles profissionais, que devido a sua preparação universitária
em Psicologia e experiências subsequentes nas áreas escolar e/ou educacional,
trabalham para melhorar o processo ensino-aprendizagem no seu aspecto global
(cognitivo, emocional, social e motor) através de serviços oferecidos a indivíduos,
grupos, famílias e organizações" (p. 1).
Cabe
ao Psicólogo Escolar emitir laudos psicológicos, realizar diagnósticos, atender
às crianças que de alguma forma apresentam algum tipo de deficiência ou
dificuldades. No caso do Psicólogo voltado a inclusão ele ganha um papel ainda
mais importante, o de mediar essa inclusão para que seja de forma “natural”
para a própria criança, para a família e para a própria instituição de ensino.
O psicólogo pode
propiciar subsídios teóricos e práticos e utilizar muitas vezes de técnicas
psicológicas para ajudar a criança a sanar as suas dificuldades.
Skinner considera a Psicologia Educacional o estudo da personalidade e dos problemas de ajustamento
da criança, do seu crescimento e desenvolvimento mental, das condições de
desenvolvimento emocional e social; atitudes, valores e motivações; e,
finalmente, os processos de educação formal, sua avaliação e medição,
investigação das potencialidades da criança, inteligências, aptidões e
aprendizagem. (CABRAL; NICK, 1979, p. 304).
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